Botafogo vence o ABC e é campeão da Série B

Gols de Roger Carvalho e Wilian Arão garantiram a vitória e o título

O Botafogo derrotou o ABC em Brasília e conquistou o título da Série B - Michel Filho /


A obrigação já tinha sido cumprida desde quando o acesso à Série A havia sido matematicamente garantido, e o Botafogo confirmou na noite desta sexta-feira aquilo que se espera de um grande clube depois de sofrer a mácula de um rebaixamento: sobrepor-se a todos os concorrentes da divisão inferior e voltar a seu lugar na elite do futebol brasileiro com o título da Série B. Sem brilhantismo mas também sem sustos, foi o que o alvinegro fez neste 2015.

A vitória sobre o rebaixado ABC, no Mané Garrincha, em Brasília, por 2 a 1, teve a proporção da campanha do Botafogo: nos 37 jogos necessários para confirmar o título, a cada gol que o alvinegro sofreu (30, a defesa menos vazada), ele marcou dois (60, o ataque mais positivo). Na última rodada, o jogo das faixas será contra o América-MG, no próximo sábado, no Engenhão.

- Falei com o pessoal que a gente tinha de ser campeão para fazer história, e conseguimos. Agora é comemorar. Muitos dizem que o título (da Série B) não é importante, mas para a gente é muito, principalmente por tudo que passamos neste ano - disse o goleiro Jefferson. 
 
O jogo do título começou dando a impressão de que poderia ser o mais fácil de toda a campanha. Já rebaixado, o ABC não oferecia nenhuma resistência, tinha marcação frouxa no meio-campo e em menos de cinco minutos o Botafogo já tinha criado chances de gol com Neílton e Daniel Carvalho. À fragilidade defensiva do time potiguar somou-se uma falha gritante do goleiro Saulo, aos oito minutos, que saiu em vão na cobrança de escanteio, permitindo que Roger Carvalho abrisse o placar com uma cabeçada. Foi a 11ª assistência de Daniel Carvalho na Série B, o líder do Botafogo no quesito.

Jogadores do Botafogo comemoram gol sobre o ABC no Mané Garrincha - Michel Filho / 



A sensação de todos no Mané Garrincha — com o gramado em péssimo estado por causa do show da banda americana Pearl Jam na última terça-feira — foi de que a partida já estava resolvida. Uma impressão que nitidamente passou aos jogadores alvinegros, que relaxaram em campo. O ABC aproveitou, passou a ficar mais com a bola, a rondar a área adversária, até empatar, aos 23, em jogada de Pingo pela direita concluída por Erivélton.

Como em boa parte da campanha de volta à Série A, o Botafogo se fez presente quando a situação ameaçou se complicar. O time retomou as rédeas do meio-campo, com Willian Arão e Fernandes reaparecendo no jogo, e novamente não encontrou dificuldades para chegar ao 2 a 1. O volante Arão, um dos destaques alvinegros no campeonato, mostrou a qualidade de aparecer como homem-surpresa na área rival e, aproveitando ótimo passe de Neílton, fez o gol aos 32.

O segundo tempo teve pouco futebol e serviu apenas para os torcedores presentes ao Mané Garrincha aguardarem a hora de festejarem o titulo. E, numa atuação opaca do time, reforçar a certeza de que será preciso evoluir muito em 2016 para não repetir a via-crúcis deste ano.


ABC 1 X 2 BOTAFOGO 

Árbitro: Rodrigo Batista Raposo (DF)

Auxiliares: José Reinaldo Nascimento Júnior (DF) e Ciro Chaban Junqueira (DF)
Renda e público: R$ 444.000,00 e 8.132 pagantes

Gols: Roger Carvalho, aos 8'/1°T (0-1), Erivelton, aos 23'/1°T (1-1), Willian Arão, aos 32'/1°T (1-2)


Cartões amarelos: Luizão, Rafael Miranda, Reginaldo, Romarinho e Adriano (ABC); Ronaldo e Daniel Carvalho (BOT)

ABC: Saulo, Reginaldo, Luizão, Adriano e Ednei; Fabio Bahia, Rafael Miranda, Erivelton (Romarinho, aos 12'/2°T) e Ronaldo Mendes (Chiclete, aos 19'/2°T); Bismark e Pingo (Rafael Silva, aos 21'/2°T). Técnico: Sérgio China.

BOTAFOGO: Jefferson, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Diego Giaretta; Rodrigo Lindoso, William Arão, Fernandes (Elvis, aos 39'/2°T) e Daniel Carvalho (Lulinha, aos 46'/2°T); Neilton e Navarro (Ronaldo, aos 25'/2°T). Técnico: Ricardo Gomes.

Share on Google Plus

About Santarém-PA

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.