Nova espécie de peixe é descoberta na Flona Tapajós em Aveiro, PA


Bryconops munduruku foi descoberto por pesquisadores da Ufopa.
Outras espécies foram descobertas e serão divulgadas posteriormente.


 Descoberta é resultado da pesquisa realizada pelo biólogo Cárlison Silva de Oliveira (Foto: Divulgação/Cárlisson Oliveira, Frank Raynner Ribeiro e André Canto)
Descoberta é resultado da pesquisa realizada pelo
biólogo Cárlison Silva de Oliveira
(Foto: Divulgação/Cárlisson Oliveira, Frank Raynner
Ribeiro e André Canto
Exemplar do Brynocops munduruku (Foto: Arquivo pessoa Silva-Oliveira, Canto e Ribeiro, 2015)
Exemplar do Brynocops munduruku (Foto: Divulgação/Cárlisson Oliveira, Frank Raynner Ribeiro e André Canto)
Pesquisadores da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) descobriram uma nova espécie de peixe no no igarapé Açu que pertence à bacia do Rio Tapajós, localizado na Floresta Nacional do Tapajós (Flona), próximo ao município de Aveiro, oeste do Pará. O peixe é de pequeno porte – o maior espécime encontrado mediu 96 mm – é similar as  piabas, encontradas nos rios do Brasil.


A nova espécie foi batizada em homenagem aos indígenas da etnia Munduruku - nativos da margem direita do rio Tapajós que originaram o município de Aveiro - e recebeu nome científico de Bryconops munduruku.

A descoberta é resultado da pesquisa realizada pelo biólogo Cárlison Silva de Oliveira, para a dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Recursos Aquáticos Continentais Amazônicos (PPG-RACAM) da Ufopa. Ele contou com a orientação do professor Frank Raynner Ribeiro e co-orientação do docente André Luiz Canto.

De acordo com o biólogo, a espécie é diferente devido a aparência, coloração e anatomia, a contagem de escamas, estrutura óssea e outros termos técnicos. Até o momento foi encontrada em apenas um igarapé que drena para o rio Tapajós.

Para a comprovação da nova espécie e confirmação de nomenclatura, foi necessária a divulgação da descoberta em um jornal científico. A publicação foi feita no jornal internacional Zootaxa, uma referência em taxonomia animal.

Peixe é de pequeno porte e similar a piabas (Foto: Divulgação/Cárlisson Oliveira, Frank Raynner Ribeiro e André Canto)
Peixe é de pequeno porte e similar a piabas (Foto: Divulgação/Cárlisson Oliveira, Frank Raynner Ribeiro e André Canto) Outras espécies
A pesquisa de Cárlison é a primeira sobre a ictiofauna – termo exclusivamente utilizado para a fauna de peixes. Segundo os estudiosos, os igarapés da Flona Tapajós contam com grande quantidade de peixes, mas até então não havia nenhuma pesquisa relacionada ao assunto. Somente durante a realização da pesquisa, 117 espécies de peixes foram encontradas nos 22 igarapés estudados.

De acordo com os pesquisadores, o estudo contém o maior registro sobre a ictiofauna dos igarapés localizados em unidade de conservação. Através das coletas de materiais  foi possível a descoberta de outras espécies de peixes que poderão ser descritas posteriormente, após novos estudos e comprovação científica.

Igarapés da Flona Tapajós contam com grande quantidade de peixes (Foto: Divulgação/Cárlisson Oliveira, Frank Raynner Ribeiro e André Canto)
Igarapés da Flona Tapajós contam com grande quantidade de peixes (Foto: Divulgação/Cárlisson Oliveira, Frank Raynner Ribeiro e André Canto) 
  FONTE: G1
Share on Google Plus

About Santarém-PA

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.