Rede Globo cria "laboratório de ideias" para "obter gratuitamente" direitos patrimoniais de autores/roteiristas

Pobres aspirantes a roteiristas... ao se inscreverem no programa, cedem os direitos patrimoniais do autor!



Rede Globo cria laboratrio de ideias para obter gratuitamente direitos patrimoniais de autoresroteiristas

É escandaloso. (Clique aqui para ver o site)

7.10 Os Participantes, no ato de aceite e assinatura deste Termo, cedem e transferem à Globo, na integralidade, a título universal, em caráter total, definitivo, irrevogável e irretratável, para utilização a qualquer tempo, no Brasil e/ou no Exterior, todos os direitos patrimoniais de autor sobre os Projetos inscritos, suas estórias, personagens, enredos e tramas, em conjunto ou isoladamente, para fins de produção de obras audiovisuais, para exibição e reexibição em televisão aberta, fechada, pay-per-view ou VOD, por cabo, satélite, IPTV, ou qualquer meio de transmissão de sinais existente ou que venha a existir, podendo disponibilizá-los na Internet e/ou telefonia, fixa ou móvel, ou em qualquer rede de informações, sem que seja devida ao Participante qualquer renumeração.

Revoltante, aviltante, que uma empresa deste porte, que possui uma licença pública para operar um serviço público, que fatura bilhões em publicidade do governo deste país, esteja querendo dar um "passa-moleque" em jovens aspirantes a roteiristas.
 
Que espécie de Laboratório é esse em que os autores entram com seu talento (lembrem-se do slogan: NADA SUBSTITUI O TALENTO) e a Globo leva tudo, sem nem ao menos um tostãozinho de direitos autorais?

2.1 Para participar do Globo Lab é necessário inscrever projeto original de websérie (“Projeto”), com temporada de 05 (cinco) a 10 (dez) episódios, de até 05 (cinco) minutos cada, no endereço www.globouniversidade.com.br/globolab, mediante o preenchimento completo de formulário de inscrição online (“Formulário”).

Ora, criar 5 roteiros de uma websérie exige muitas, muitas horas de trabalho. E muito mais horas de estudo. A Globo está querendo levar esse suor, esse investimento de graça, simplesmente, porque eles são... A Globo.

Ou melhor: eles dão "workshops" e "mentorias" para os finalistas.
5.1.1 Os 20 (vinte) Semifinalistas ganharão um Workshop no Projac, que consiste em um conjunto de atividades presenciais, a saber, palestras de profissionais experientes, oficinas criativas e visita às instalações do Projac.

5.2.1 Até 10 (dez) Finalistas serão premiados com a Mentoria. Com duração máxima de 05 (cinco) semanas, a Mentoria se dará à distância, via telefone, Skype ou programas similares. No encerramento da Mentoria, os Finalistas retornarão ao Rio de Janeiro por 03 (três) dias, quando realizarão encontros presenciais com o Mentor.

Espelhinhos para os nativos em troca do mapa de Eldorado?
Ao vencedor, as batatas!

6.1 O autor do Projeto Final definido pela Banca Avaliadora como o Projeto Vencedor do Pitching Final ganhará uma Imersão de 5 (cinco) dias no Projac para conhecer os bastidores de programas de TV e aprender sobre a atuação dos diversos setores envolvidos na produção dos conteúdos Globo. O autor do Projeto Vencedor receberá um Certificado de Participação na Imersão Globo Lab.

6.2 O autor de Projeto Vencedor assinará a criação da websérie, que será produzida e publicada no Gshow.
Seria esta uma forma perversa de "processo seletivo", uma espécie de reality show na vida real, em que os aprendizes passam por sucessivas provas, para quem sabe, no futuro, obter alguma sonhada vaga no império Globo?

Mas eles seguem sendo "profissionais": plantaram uma espécie de "antídoto" no contrato para conter as críticas indignadas como esta:

7.16 Na hipótese de qualquer Participante ou um terceiro considerar que existem fatos ou circunstâncias que constituam ilicitude na utilização de qualquer conteúdo acessível através do Globo Lab e, em particular, quaisquer Projetos que representem práticas criminosas, violação de direitos de propriedade intelectual ou outros direitos, este deverá enviar uma comunicação à GLOBO, através do endereço globo.universidade@tvglobo.com.br contendo (i) os dados pessoais: nome, endereço, número de telefone e endereço de correio eletrônico do reclamante; (ii) especificação da suposta atividade ilícita ocorrida e, em particular, quando se tratar de suposta violação de direitos autorais, indicação precisa e completa dos conteúdos protegidos e supostamente infringidos; (iii) fatos ou circunstâncias que revelam o caráter ilícito de tal atividade; (iv) no caso de utilização indevida de criações intelectuais ou qualquer tipo de usurpação de direitos, declaração expressa e clara de que a utilização dos conteúdos foi realizada sem o consentimento do titular dos direitos de propriedade intelectual supostamente infringidos, quando aplicável; (v) declaração expressa, clara e sob a responsabilidade do reclamante de que a informação proporcionada na notificação é exata e de que a utilização do conteúdo dos arquivos indicados constitui uma violação dos seus direitos de propriedade intelectual, se aplicável. Estas notificações deverão ser enviadas à Globo através dos meios disponíveis de comunicação.

7.17. Este Termo poderá ser alterado pela Globo tantas vezes forem necessárias, garantida a sua divulgação aos Participantes de forma eficaz, a critério da Globo.

7.18. Os casos omissos não previstos neste regulamento serão analisados e decididos pela Globo.

E tem gente que ainda acredita que os 3 homens mais ricos do Brasil (os irmãos Marinho) são um orgulho para esse país.
Share on Google Plus

About Santarém-PA

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.