Trasladação da imagem da Conceição reúne centenas de fiéis em Santarém



Procissão foi marcada por homenagens ao longo do percurso.
Devotos percorreram 3,1 km até a Igreja de São Sebastião.


Centenas de fiéis acompanharam a trasladação da imagem da Conceiçã (Foto: Adonias Silva/G1)
Centenas de fiéis acompanharam a trasladação da imagem da Conceição

A Trasladação da imagem de Nossa Senhora da Conceição foi realizada na noite deste sábado (21) em Santarém, no oeste do Pará. Centenas de fiéis catolicos saíram em romaria por volta de 6h30 da Igreja Matriz, após missa celebrada pelo bispo da Diocese, Dom Flávio Giovenale. A romaria antecede o 97º Círio que será realizado no domingo (22).




Após quase 2h30 de procissão, a berlinda que conduz a imagem de Nossa Senhora da Conceição chegou à Praça Barão de Santarém, onde fica a Igreja de São Sebastião, por volta das 20h. A romaria noturna percorreu 3,1 km, pela Rua Siqueira Campos, Travessa João Otaviano de Matos, Avenida Rui Barbosa, Rua Inácio Corrêa e Rua Coronel Joaquim Braga.

A imagem recebeu pelo menos 10 homenagens de entidades, famílias e empresas santarenas. (Foto: Adonias Silva/G1)
imagem recebeu pelo menos 10 homenagens de entidades, famílias e empresas santarenas. (Foto: Adonias Silva/G1)
  Ao longo do percurso, a imagem recebeu pelo menos 10 homenagens de entidades, famílias e empresas santarenas. Teve "chuva" de papel picado, canções religiosas entoadas por grupos musicais, corais de adultos e crianças, além de espetáculos pirotécnicos. A cada parada, os fieis rezavam e pediam bênçãos a Nossa Senhora da Conceição.
Maria Helena Tapajós, de 76 anos, agradeceu pela saúde. (Foto: Adonias Silva/G1)
Maria Helena Tapajós, de 76 anos, agradeceu pela
saúde. (Foto: Adonias Silva/G1)

Entre os devotos estava a aposentada Maria Helena Tapajós, de 76 anos, que chegou cedo para acompanhar a missa da trasladação e seguiu em romaria em agradecimento pela saúde. “Esse momento representa muita coisa pra minha vida. Eu não perco uma trasladação, nem uma missa. Maria é mesmo que ser minha mãe, que protege a minha vida e da minha família. Tenho muito a agradecer, porque ontem eu estava doente e hoje eu estou boa pra acompanhar e amanhã o círio. Eu quase não posso pegar sol, mas eu vou porque ela [Maria] me deu saúde”, diz.


Ao G1, o bispo da Diocese, Dom Flávio Giovenale, afirmou que a trasladação é um dos momentos mais esperados pelos devotos que expressam a fé em Maria. Para ele, o momento é de renovação e preparo espiritual. “É um momento em que nós renovamos a fé em Jesus Cristo e agradecer a Nossa Senhora, que nos leva até o Salvador, até seu filho”, afirma.

Hilma Martins, de 68 anos, mora na comunidade Jacamim e participa todos os anos da trasladação (Foto: Adonias Silva/G1)
Hilma Martins, de 68 anos, participa todos os anos
da trasladação e do Círio (Foto: Adonias Silva/G1)
A aposentava Hilma Martins, de 68 anos é moradora da comunidade Jacamim, a 20 km da cidade. Ela contou ao G1 que participa todos os anos da trasladação e do Círio da Conceição. Na companhia da irmã, ela se emocionou ao falar das bênçãos alcançadas e aproveitou para pedir paz. “O mundo inteiro precisa de paz. Que Nossa Senhora possa derramar a paz no mundo, para que os homens possam compreender que existe um Deus que nos ama tanto. Por isso que estou aqui, porque além de termos um Deus, temos a nossa mãe santa”.

Em outro ponto do percurso, o aposentado Wilson Chaves, de 71 anos, agradecia pela saúde da família, que há 40 anos participa das festividades da Conceição. “Só em agradecimento pela saúde que nós temos diariamente, isso já compensa a gente rogar por ela. Nós católicos fazemos essa demonstração com amor, carinho e dedicação”.

Após a chegada da procissão à igreja São Sebastião, foi realizada uma missa presidida pelo bispo Dom Flávio Giovenalle. A imagem da padroeira dos católicos santarenos, ficará na igreja São Sebastião até a manhã de domingo (22), quando deve sair acompanhada por milhares de fiéis até a Igreja Matriz.


Círio 2015
 
A tradicional romaria será no domindo, dia 22 de novembro, saindo às 7h da Igreja de São Sebastião até a Praça da Matriz. O percurso é de quase 7 km. Na chegada ainda há uma missa presidida pelo bispo dq Diocese de Santarém Dom Flávio Giovenale. A festividade de Nossa Senhora da Conceição 2015 destaca o tema: "Maria, a serva fiel do Senhor".
Share on Google Plus

About Santarém-PA

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.