Crianças vão receber dose de vitamina A

Ação iniciou nesta segunda-feira (18) e encerra dia 31 de março.
Vitamina é para crianças menores de seis meses e cinco anos incompleto.


As crianças tomaram a dose da gotinha contra poliomielite (Foto: Divulgação)
Ação encerra dia 31 de março (Foto: Divulgação)

A coordenação do programa Bolsa Família na Saúde em Santarém, oeste do Pará, espera que aproximadamente oito mil crianças recebam dose de vitamina A até o fim do mês de março.

De acordo com a coordenação, a dose é destinada somente para crianças entre seis meses a cinco anos incompleto, inscritas no programa Bolsa Família. A campanha iniciou nesta segunda-feira (18) no município.

Segundo a coordenadora do programa, Dionésia Souza, a ação atenderá as crianças da zona urbana, planalto e várzea. Os pais ou responsáveis devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para recebimento da dose conforme calendário apresentado pela coordenação.

Dionésia explicou que a dose da vitamina sempre foi disponibilizada às crianças beneficiadas pelo programa. “Pela primeira vez realizamos essa ação. Em 2015 verificamos uma quantidade baixa de crianças que receberam a vitamina e por isso mudamos a forma de disponibilizá-la. Achamos que muitos pais não sabem da gratuidade dessa vitamina”.

A coordenadora garante que a vitamina não provoca nenhum efeito colateral na criança. “Irá ajudar o desenvolvimento dela e evitará várias doenças infectocontagiosas como a cegueira noturna”, contou. Dionésia esclarece que as crianças que já receberam a suplementação com polivitamínico, não precisam receber a dose de vitamina A.


Ainda de acordo com a coordenadora, se alguma criança não puder receber a dose no período determinado, os pais ou responsáveis devem ir à unidade de saúde mais próxima e justificar a ausência. A criança receberá a vitamina.

Confira o cronograma de distribuição da vitamina nos postos de saúde:

18/01 a 23/01 – Aeroporto Velho, Diamantino e São Miguel;

25/01 a 30/01 – Aparecida/Caranazal, Jardim Santarém, Tapará Grande, São Pedro e Abaré I;

01/02 a 06/02 – Nova República, Vitória Régia, Matinha, Mapiri/Liberdade, São Braz e Abaré II;

08/02 a 13/02 – Santa Clara, Casa da Criança, Fátima, Santíssimo/Prainha e São José;

15/02 a 19/02 – Livramento, Santana, Interventoria, Vila Socorro, Curuai e Santo André

22/02 a 27/02 – Maicá, Mararu, Jaderlândia e Piraquara;

29/02 a 05/03 – Uruará, Área Verde, Jacamim, Tabocal e Boa Esperança; 07/03 a 16/03 – Parauá, Tiningu, Boim, Aritapera e Santarém-Mirim;

17/03 a 23/03 – Conquista, Santarenzinho, Maracanã, Cipoal e Rodovia
Everaldo Martins;

24/03 a 31/03 – Alter do Chão, Floresta, Arapixuna, Esperança e Santana do Ituqui.


FONTE : G1
Share on Google Plus

About Santarém-PA

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.