Polícia investiga mensagens sobre contágio de HIV em Santarém, PA


Mensagem afirma que rapaz veio de Belém a Santarém transmitir o vírus.
Jovem que aparece na foto garante que mensagens não passam de boatos.


Rapaz registrou Boletim de Ocorrência na manhã de sexta-feira na delegacia em Santarém (Foto: Arquivo Pessoal)
Rapaz registrou Boletim de Ocorrência na manhã de sexta-feira na delegacia em Santarém (Foto: Arquivo Pessoal)


A Polícia Civil de Santarém, oeste do Pará instaurou procedimento policial para investigar o compartilhamento de mensagens que afirmam que uma pessoa veio de Belém a Santarém contagiar homens e mulheres com o vírus HIV. O caso foi registrado na Seccional de Polícia na manhã de sexta-feira (8), pelo jovem de 28 anos que tem a foto exposta nas mensagens.

Isso tudo é um boato como se fosse alguém com raiva, ou inveja da minha pessoa. Quer  conseguir uma maneira de me difamar, me caluniar, pensou que iria me destruir só na cidade. Meu whatsapp parou umas três vezes porque ‘tô’ recebendo muita mensagem de ameaça”."disse o jovem que teve a imagem exposta.

Segundo o delegado responsável pelo caso, Herbert Farias, o rapaz, que não terá a identidade revelada por questões de segurança procurou a delegacia para relatar o fato assim que soube das mensagens e afirmou que tudo não passa de boato. Ainda de acordo com Farias, o caso será encaminhado para a Divisão de Repressão e Prevenção a Crimes Tecnológicos (DPRCT), da Polícia Civil do Pará para identificar as circunstâncias e o autor do fato.

Jovem garante que é boato
 
O G1 conversou por telefone com o rapaz e ele contou que ficou sabendo dos compartilhamentos por volta de 19h de quinta-feira (7), por meio de uma amiga que recebeu os “prints” em grupos no Whatsapp.  “Eu tava no whatsapp, e começou a chegar milhões de mensagens dizendo que quando saísse na rua era melhor olhar para os lados. Mal eu sabia o que estava acontecendo até uma amiga me passar. Está espalhado no Brasil. Já recebi ameaçadas de São Paulo. Tem gente que me conhece em Belém e disse que quando me vê vai me matar”.

Mensagem afirma que rapaz veio de Belém a Santarém transmitir o vírus (Foto: Reprodução/Rede Social)
Mensagem que circula nas redes sociais
afirma que rapaz saiu de Belém para
transmitir o vírus em Santarém
(Foto: Reprodução/Rede Social)
As imagens compartilhadas mostram a foto dele ao lado de uma suposta conversa em que o rapaz teria dito: “Não vou parar. Vou passar AIDS para todo mundo aki em Santarém. Vim de Belém só pra isso e quero passar pelo menos pra uns 100 aki. Já até furei as camisinhas aki. (sic)”.

O rapaz acredita que tudo começou na rede social facebook, em um perfil que ele garante ser fake (conta de perfil falso na internet). “Isso tudo é um boato como se fosse alguém com raiva, ou inveja da minha pessoa. Quer  conseguir uma maneira de me difamar, me caluniar, pensou que iria me destruir só na cidade. Meu whatsapp parou umas três vezes porque ‘tô’ recebendo muita mensagem de ameaça”.

O jovem afirmou ao G1 que em poucas horas teve a vida “destruída” pelas redes sociais. “Agora estou impossibilitado de fazer nada. Só vivo chorando. Estão mexendo com minha mãe, com meus irmãos. Dizer que você é portador de HIV, imagina, é como se eu fosse um psicopata. Mexe muito com minha cabeça. Eu ‘tô’ sem ânimo pra nada. Uma coisa que não vem ser verdade. Vou trocar de número porque tem gente me agredindo toda hora. Não consigo mais dormir”.


Difamação e injúria
 
O delegado explicou que a delegacia especializada fará o rastreamento das contas envolvidas para chegar até o criador, que poderá responder por difamação e injúria. “É um crime contra a honra. A pessoa pode sim ser presa. E o rapaz poderá entrar com uma ação de danos morais. O ideal é que o caso seja apurado pela delegacia especializada em Belém, mas possivelmente o procedimento será feito por Santarém”, conclui Farias.
Jovem afirma que está recebendo ameaças de todo o Brasil (Foto: Reprodução/Rede Social)
Jovem afirma que está recebendo ameaças de todo o Brasil (Foto: Reprodução/Rede Social)


FONTE: G1 
Share on Google Plus

About Santarém-PA

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.