Visitas ao igarapé do Jamaraquá estão proibidas até 31 de março

Proibição é por causa de descumprimento de normas por visitantes.
ICMBio deve elaborar nova estratégia para controle na área.


Igarapé do Jamaraquá, Belterra (Foto: Aritana Aguiar/G1)
Visitas ao igarapé do Jamaraquá estão suspensas a partir deste sábado (16) (Foto: Aritana Aguiar/G1)
Por causa do descumprimento das normas estabelecidas para visitas ao Igarapé do Jamaraquá, localizado na Floresta Nacional (Flona) do Tapajós, em Belterra, oeste do Pará, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) decidiu proibir temporariamente a circulação de veículos e banhistas próximos ao curso da água. A proibição começa a valer neste sábado (16) e vai até 31 de março de 2016.

Com o aumento de visitantes ao igarapé, o ICMBio estabeleceu algumas regras para visitação, que entraram em vigor no dia 9 de janeiro, com a intenção de ordenar o uso do local e a prevenção da degradação ambiental, mas  segundo com o órgão, a maioria dos visitantes não respeitaram as normas. “Estavam inclusive desrespeitando os comunitários. Nesse período em que as visitações estarão suspensas, vamos elaborar, junto com a comunidade, uma nova estratégia para controlar as visitar ao local”, explicou o chefe da Flona do Tapajós, José Risonei da Silva.

Em comunicado divulgado nesta sexta-feira (15), o ICMBio informou que além da suspensão das visitas ao igarapé do Jamaraquá, as recomendações definidas anteriormente continuam valendo para visitas a outros atrativos da Flona. De acordo com o ICMBio, o não cumprimento das medidas acarretará as sanções legais cabíveis.

Confira a lista de recomendações:

- Ao entrar na unidade dirija-se às bases e identifique-se, leia o Termo de Conhecimento de Risco e em seguida assine a folha de controle;
- Respeitar as regras e costumes das comunidades;
- É proibido captura, coleta, pesca e transporte de material biológico da unidade, exceto com prévia autorização do órgão gestor;
- Utilize apenas trilhas autorizadas com guias comunitários. Procure o responsável pela visita;
- A velocidade permitida para os veículos nas vias de acesso é de 40 Km/h;
- Não é permitida a circulação e estacionamento de veículos nas praias e próximo a igarapés;
- Não é permitido que sejam acesas fogueiras próximo aos igarapés e praias;
- Não é permitido a utilização de som em alto volume para evitar perturbação da fauna e dos moradores;
- Não deixe lixo nas praias e igarapés;
- Não é permitido a montagem de barracas próximas aos igarapés.


FONTE: G1
Share on Google Plus

About Santarém-PA

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.