Jacaré de três metros é visto no rio Tapajós



 Hermano Aritapera da Silva em Terça, 2 de fevereiro de 2016


Um jacaré de aproximadamente três metros de comprimento foi visto, nesta terça-feira (02), no rio Tapajós, entre o município de Itaituba e o distrito de Miritituba, no sudoeste paraense. O animal foi avistado por passageiros de uma voadeira que atravessava o rio. 

O réptil estava parcialmente submerso e foi seguido pelo piloto na embarcação, que fez fotos e vídeo, e afirmou que esta não seria a primeira vez que um animal desse tamanho é visto no local. 





Os pescadores afirmam que o animal é da espécie jacaré-açu, também conhecido como jacaré-negro, exclusivo da América do Sul. (Foto: reprodução)

A espécie é, inclusive, um predador no topo da cadeia alimentar, podendo devorar quaisquer outros animais do seu habitat, incluindo onças, pumas e sucuris, porém, geralmente se alimenta de tartarugas, peixes, capivaras, entre outros animais menores.

O jacaré-açu quase foi extinto devido ao valor comercial do seu couro e de sua carne. Ele é o maior da sua espécie e pode chegar até 4,5 metros de comprimento, sendo que há registros de exemplares com mais de 5,5 metros.

(DOL com informações de Junior Braga)
Share on Google Plus

About Santarém-PA

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.